Blog da Coga

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

As dificuldades da vida na Alemanha

A paixao passou. Antes, tudo era lindo, gostoso. Agora, as coisas parecem menos bonitas. Depois de milhoes de tentativas de conseguir uma permissao de trabalho decente, cansei. Todas as vezes é a mesma história: passaporte cá, papelada aqui, cópia do contrato, confirmacao do chefe. E a dor de cabeca de esperar 2 meses ateh que decidam se eu sou digna de receber a tal permanencia. O que acontece? Qual o problema? Eu tenho diploma alemao, falo a língua fluentemente e nunca cometi um crime. ...

Hipótese 1: sou mulher brasileira. Nao adianta, por mais que tentemos, mulheres brasileiras sao vistas como... "Mulheres Brasileiras"...  É triste que isso realmente exista, mas uma cah, uma lah, nao significa que todas sejam "assim". Mas é clichê no mundo todo. 

Hipótese 2: os resquícios do Nazismo. Sim, ainda existe. Até eu fui alvo direto do tal. Uma senhora comecou a me xingar na Estacao de Trem pq eu estava telefonando com um amigo meu e falando portugues. Eu respondi, claro. Ela dizia assim, que esses estrangeiros sao uma vergonha, nao sabem falar o alemao, etc etc. Ahhhh, coitada, dei uma encarada na tal e falei em alemao beeem claro, que eu falava o idioma dela e o meu fluentes. Varios alemaes me defenderam no momento. Varios brigaram lah com a velhinha, dizendo que era ma vergonha aquilo que ela fazia... Mas ainda  existe.

Hipótese 3: Nao pelo Nazismo, mas eles estao é cansaaaados de tantos estrangeiros que fazem merda no país. É gente ilegal pra tudo quanto é lado, é casamento inventado, é bagunca.  

Ou tudo junto, neh... Mas enfim, depois eu posto aqui os requisitos necessarios para adquirir permissao de trabalho, nacionalidade ou visto permanente...

3 comentários:

Vanessa Romanelli disse...

Olá!! Obrigada pela visita no Menu de Viagens!! Dubai é realmente lindo..ostensivo..mas diferente!
Li o seu post e o que tenho a dizer é, se realmente quer ficar ai, acredite que vai dar certo! Mas vc tem que acreditar mesmo..faça um mural de desejos..pode parecer místico, mas funciona!! beijos e boa sorte!

Moniky Cruz disse...

Obrigada por visitar o blog!
Meu e-mail é monikycruz@yahoo.com.br

Helder disse...

Para as pessoas protegidas em sua zona de conforto, enxergar o outro é quase impossível. A cegueira parece mais segura, ela impede que cada um tenha de enfrentar a si mesmo. Mas, na prática, os limites entre o Eu e o Outro são menos definidos do que imaginamos. Os estrangeiros são rejeitados porque muitas vezes podem mostrar mais de nós mesmos.