Blog da Coga

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pensando sobre

Hoje parei pra pensar um pouco mais sobre o que se passa no mundo. Nao sei até que ponto é bom que eu resida na Alemanha, ou que - muitas das cabeças pensantes do Brasil estao é fugindo da realidade. Nao que eu seja a cabeça pensante MOR, mas nós, graduados, estudados e teoricamente* informados é que deveríamos fazer algo para que a situacao do país e consequentemente do mundo pudesse mudar. Somos formadores de opiniao.  Deveríamos pelo menos fazer um canal de distribuicao de opiniao decente, para que o espaco seja conquistado aos poucos. Assim, conseguimos abrir os olhos daqueles que ainda permanecem alienados e acreditam que os grandes monopólios ditam a verdade e que assim é que deve ser. Comodismo... 


Mas é foda: mesmo que a gente se juntasse e tentasse derrubar aquilo que nos faz mal, nao sei se daria certo. Por que? É tudo um jogo de autoridade e prepotencia, cobertos com uma calda doce de eufemismo. E parece que o ser humano - dentro do estilo de sociedade que predomina nos últimos anos - torna-se manipulador a partir do momento em que uma brecha de poder chega as suas maos. E os impotentes têm que baixar a cuca, ouvir e-fazer-e-respeitar-e-isso-e-aquilo. Eu nunca estudei antropologia, genética ou sociologia pra saber até que ponto o ser humano é moldado ou o que é que nasce já junto a ele. Mas de facto todas estas características têm contribuído para o nascer-crescer-desenvolver de seres que têm sede de poder. E estes só serao derrubados quando outro poder conseguir abrir a boca. 

Aí invertem-se os papéis: a mais forte vira mais fraco e vice-versa. Entao, as cabecas pensantes (hoje denominadas de minoria, neste caso, minoria "financeira", que tem coracao e quer contribuir para um mundo menos desigual e descentralizado, preocupadas com o desenvolvimento social) teriam espaco, tornariam-se maioria por causa da capacidade de persuasao e virariam poder. Ui! A sociedade tornaria-se completamente inversa, direcionada a uma especie de socialismo. Porém, os revolucionários - aqueles que conseguiram ditar o socialismo - ficam no poder. Taí de volta. Poder e minoria. O que acontece: a minoria capitalista, que necessita de poder e dinheiro como incentivo de vida, se rebela e a situacao de inverte novamente. Nossa, que doidera!

Pensemos em exemplos: Microsoft e Yahoo contra Google. A parceria destes dois menores já comecou a fazer efeito. E isso acontece no seu posto de trabalho, na relacao chefe e subordinado. Acontece na maioria dos relacionamentos amorosos/amigos/família, nos quais um exerce o poder sobre o outro - num parenteses - cá pra nós, a reciprocidade de um relacionamento é utopia. Eu quero acreditar que nao, mas a experiencia de vida tem me mostrado o oposto.  

Voltando ao assunto...

Como diz Milan Kundera em sua primeira frase do livro "A Insustentável Leveza Do Ser", baseado no grande Nietzsche: o ciclo eterno de repetições é muito misterioso, tudo se repetirá em algum momento, da mesma forma que já vivemos, e esta repetição será novamente repetida infinitamente!

Poder, nao poder, poder, nao poder...
Ciclos.

Pensemos nas hipóteses de 2012...






* é, mas tem muita gente (filho/a de papai) que nao tá é nem aí. E ainda admite com orgulho que nao faz nada para melhorar...

Um comentário:

Francisco Pauseiro disse...

já li coisas que gostei. obrigado